Cancelamento NF-e – FINANCES ADMINISTRADOR

0
65

Uma das preocupações de quem emite uma nota fiscal eletrônica (NF-e) é como terá que proceder caso precise fazer o cancelamento da mesma – algo que pode se tornar necessário por conta de algum erro no preenchimento, por exemplo.

No entanto, esse procedimento é muito simples.

A primeira coisa que você deve verificar na hora de cancelar a sua nota fiscal é se você está obedecendo a duas regras simples:

  • A nota fiscal foi emitida dentro do prazo permitido para cancelamento pela Secretaria da Fazenda de seu Estado (geralmente, 24 horas)
  • O produto ou serviço ainda não está em circulação (ou seja, não saiu da sua empresa, nem foi entregue ao cliente)

Em caso positivo, você pode cancelar a NF-e

E se eu perder o prazo?

Você ainda poderá cancelar a nota fiscal posteriormente ao prazo de 24 horas, desde que a mercadoria ainda não esteja em circulação. Mas, neste caso, prepare-se para a burocracia. Você irá formalizar um processo de denúncia espontânea, pagar uma multa, e seguir os procedimentos impostos.

E se a mercadoria já tiver saído da minha empresa?

Aí você não poderá mais cancelá-la, infelizmente. Você terá que fazer a anulação da nota fiscal. E isto só será possível se o seu cliente emitir uma nota de devolução ou se você emitir uma nova fiscal de entrada.

Vamos aos passos:

Primeiramente, localize a Nota Fiscal que deseja realizar a correção.

Clique no botão SAÍDAS > PESQUISAR, defina o período da pesquisa e clique em FILTRAR. Localize a Nota, vá a coluna N° Venda (Abrir), dê dois cliques no campo para abrir a Nota.

Em seguida, clique no botão CANCELA, insira o motivo com no mínimo 15 caracteres, depois clique em OK. Será realizado a transmissão do cancelamento e já impresso o comprovante.

OBSERVAÇÕES: Caso queira reimprimir notas autorizadas, cancelamentos ou correções, pode ser feito através do Manager Edoc. Assista o vídeo abaixo e saiba como utilizar o Manager Edoc:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here